Tumores de partes moles benignos

lipoma

Os lipomas são tumores benignos que são constituídos de “gordura madura”. Muitas vezes são ignorados porque não apresentam dor ou incômodo ao paciente.

Os lipomas costumam aparecer entre 40 e 60 anos na fase em que a gordura começa a se acumular no corpo, principalmente de pessoas inativas. Chamam mais atenção quando são maiores ou causam alteração estética.

São comuns nas costas, pescoço e ombros, além dos braços e coxas. Eles crescem durante um período inicial e depois permanecem do mesmo tamanho até o final da vida, se não forem retirados.
Podem ser de dois tipos:

  • superficial (maioria): ficam localizados logo abaixo da pele
  • profundos (raros): localizados dentro ou entre os músculos

Lipomas muito grandes devem ser sempre melhor investigados e não podem ser confundidos com lesões malignas também de origem no tecido gorduroso, como os lipossarcomas.

Tumor de células gigantes da bainha do tendão

São tumores benignos localizados nas partes moles dos dedos das mãos, mas também podem ser encontrados nos pés, tornozelos e joelhos. Aparecem entre os 30 e 50 anos e são mais comuns nas mulheres.

Eles crescem próximos aos tendões na região dos dedos, onde os tendões são próximos da pele. Podem causar dor e dificuldade do movimento dos dedos.

O tratamento pode ser através de cirurgia para retirada dos tumores que causam muitos sintomas ao paciente.