Processo de doação de órgãos

A doação de órgãos e tecidos é um assunto que sempre aparece na mídia, embora pouco se conheça sobre o processo de doação. A maioria das pessoas sabe que ÓRGÃOS como o coração, pulmão, fígado, rins, pâncreas e intestino podem ser doados. Mas, poucos lembram que TECIDOS como OSSOS e TENDÕES, córneas, pele e válvulas cardíacas também podem ser doados e ajudar muitas vidas.

No Brasil, o Sistema Nacional de Transplantes ( SNT) gerencia a lista de espera de pacientes de órgãos e tecidos e a distribuição desses pelos estados.

Doação de órgãos na oncologia ortopédica

Na oncologia ortopédica, muitas vezes precisamos retirar grandes partes de um osso que está acometido pelo tumor. Para reconstrução do defeito criado pela retirada do tumor, além de próteses, também podemos utilizar um OSSO PROVENIENTE DE UM DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS.

Os tecidos não precisam ser utilizados de imediato após a retirada do doador. Existem vários Bancos de Tecidos Musculoesquelético no país, responsáveis pelo armazenamento dos ossos, cartilagens e tendões.

Para realizar uma cirurgia com transplante de órgãos e tecidos, o seu médico precisa estar cadastrado no SNT, o que comprova que recebeu formação para realizar esse tipo de procedimento.

Seja um doador de órgãos e tecidos e ajude a salvar muitas vidas!