O QUE É CISTO DE BAKER?

O cisto de Baker ou cisto sinovial poplíteo é basicamente um “saco preenchido por líquido” que aparece na região posterior do joelho de crianças e adultos.

A maioria das vezes não apresenta nenhum sintoma e é encontrado por acaso ao fazer exame de imagem por queixa de dor no joelho.

Acredita-se que cerca de 5 a 40% dos pacientes que fazem uma ressonância magnética por suspeita de artrose do joelho apresentam cisto de Baker no exame de imagem.

Essas lesões não devem ser confundidas com tumores de partes moles sólidos, por isso, é importante realizar a ressonância magnética com contraste do joelho afetado.

cisto de baker

Fonte: Up to Date.

QUAIS OS SINTOMAS ?

• dor atrás do joelho
  • inchaço do joelho
  • rigidez na movimentação do joelho

Os cistos de Baker sintomáticos, geralmente estão associados a artrose do joelho, artrite reumatoide, lesões do menisco ou trauma prévio do joelho.

O uso de analgésicos e anti-inflamatórios promove um bom controle da dor sem necessidade de intervenção cirúrgica. A maioria das vezes não é necessário puncionar (esvaziar o cisto com agulha) ou retirá-lo cirurgicamente.

Os cistos maiores podem evoluir com rompimento e o líquido do interior do cisto extravasa para a musculatura e partes moles da região posterior do joelho, causando dor, eritema (vermelhidão) e inflamação.

Muitas vezes o rompimento do cisto de Baker pode ser confundido com um episódio de trombose venosa profunda devido a dor, eritema e edema que pode se estender por toda a panturrilha. O tratamento do cisto rompido é feito através de medicações sintomáticas e compressas frias locais para alívio da dor.

Procure seu ortopedista para tirar suas dúvidas e realizar o acompanhamento adequado.