Diferença entre Osteoma Osteóide e Sarcoma de Ewing
Estamos na semana do Dia das Crianças e decidi falar com vocês sobre dois tumores que são comuns entre crianças e adolescentes e que muitas vezes se confundem um com o outro.
Um deles é o OSTEOMA OSTEÓIDE e o outro é o SARCOMA DE EWING.
A principal diferença entre eles é que o osteoma osteóide é BENIGNO e o sarcoma de Ewing é MALIGNO.
Por que então a confusão?
Os dois tumores aparecem na maioria das vezes na região diafisária (meio do osso) dos ossos longos como o fêmur, a tíbia e o úmero. São lesões líticas ( que destroem o osso) e dolorosas, causam um espessamento da cortical do osso e no caso do sarcoma de Ewing pode haver uma reação periosteal (superfície do osso) que chamamos “casca de cebola”.
A dor pode ser intensa e geralmente noturna. No caso do osteoma osteóide, essa dor melhora com o uso de anti-inflamatórios e salicilatos. Deve-se suspeitar sempre de uma lesão mais agressiva quando a dor é persistente e não melhora com medicações comuns. Os pacientes com sarcoma de Ewing podem também apresentar febre associada a dor.
O sarcoma de Ewing tem crescimento rápido, expandindo para além da barreira da cortical óssea, com aparecimento de uma massa nas partes moles, deixando o osso tão enfraquecido a ponto de sofrer uma fratura patológica.
Cada tumor tem seu tratamento oncológico específico.
Como é feito o tratamento?
O osteoma osteóide, embora muito doloroso, muitas vezes se resolve com medidas conservadoras, sendo a abordagem cirúrgica reservada para alguns casos específicos.
O sarcoma de Ewing é tratado em conjunto com o oncologista pediátrico. A quimioterapia e radioterapia podem fazer parte do tratamento, além da cirurgia de retirada do tumor.
Como é feito do diagnóstico
Exames de imagem simples, como um RAIO-X, já nos ajudam a suspeitar desses tumores e prosseguir com a investigação.
A dor óssea na criança pode ser muito mais que uma simples dor do crescimento, vamos dar atenção às queixas das crianças e adolescentes.
Toda dor óssea persistente deve ser investigada!
I read this paragraph fully on the topic of the differenceof most recent and previous technologies, it’s amazing article.
Thanks for the useful info.