O QUE É UMA FRATURA PATOLÓGICA ?

Toda fratura que ocorre em um osso previamente doente é chamada de fratura patológica. As fraturas podem acontecer em tumores benignos, mas as mais temidas são as que ocorrem em pacientes com câncer.

Fratura patológica de fêmur proximal secundária a um câncer de tireóide.

Alguns estudos mostram que a fratura patológica ocorreu em 39% dos pacientes com câncer de mama, 22% dos pacientes com câncer de próstata e 22% dos pacientes com câncer de pulmão ou outro tumor sólido (rim, tireóide, bexiga, cólon, endométrio, ovário).

Fratura patológica do úmero proximal esquerdo.

Na doença avançada, o osso é comumente acometido pelo câncer, o que chamamos de metástase óssea. O osso é o terceiro lugar em que mais acontece a metástase, sendo os primeiros locais o pulmão e o fígado.

Os ossos mais longos como fêmur e úmero são afetados com frequência, além da bacia e coluna. Ocorre intensa destruição óssea que enfraquece o osso, causando dor e risco de fratura.

COMO INVESTIGAR ?

Essas alterações podem ser identificadas com uma radiografia simples (raio-x) do local em que o paciente apresenta dor. Portanto, sempre que um paciente com câncer apresenta queixa de dor nas coxas, pernas, braços, bacia ou coluna, essa queixa deve ser investigada por um oncologista ortopédico.

Uma vez identificada a doença em um osso, deve-se avaliar todo o esqueleto em busca de outras lesões existentes. Essa avaliação pode ser feita através do exame de cintilografia óssea de corpo total, por exemplo.

COMO TRATAR ?

Estabelecido o diagnóstico de metástase óssea ( câncer que invadiu o osso) o tratamento deve ser discutido em conjunto com o oncologista clínico. Hoje dispomos de medicações como o ácido zoledrônico e o denosumab, por exemplo, para controle da doença óssea.

Além disso, quando houver risco alto de fratura, principalmente de ossos longos como o fêmur e o úmero, cirurgias para proteger esse osso e evitar que ele se quebre podem ser consideradas, são chamadas de cirurgias de fixação profilática.

Discutiremos as cirurgias profiláticas em um novo post em breve!

Deixe seu comentário ou dúvida aqui embaixo.